Especialistas em contabilidade para:

Cooperativas, contabilidade para condomínios, empresas de grande, médio e pequeno porte, comércio, prestadores de serviços e MEI's.

Abrimos sua empresa de forma rápida e online.

Veja como funciona

REFORMA TRIBUTÁRIA - ALÍQUOTAS DE IBS E DA CBS PARA COMBUSTÍVEIS (MONOFÁSICOS) - METODOLOGIA DE CÁLCULO

Publicada a Portaria Conjunta MF/CGIBS Nº 14 DE 02/10/2026, que aprova a metodologia de cálculo da carga tributária para a fixação das alíquotas do IBS e da CBS incidentes sobre os combustíveis sujeitos ao regime específico de que trata o art. 172 da Lei Complementar Nº 214 DE 16/01/2025.

A metodologia fixa as alíquotas da CBS, para vigência a partir do ano de 2027, e do IBS, para vigência a partir do ano de 2029.

? CBS:

Para fins da CBS, será considerada o montante correspondente aos seguintes tributos incidentes na produção, na importação e na comercialização de cada combustível:

- COFINS;

- COFINS (IMPORTAÇÃO);

- PIS/PASEP (IMPORTAÇÃO);

- CARGA TRIBUTÁRIA DIRETA DO IBS;

- ICMS;

- CARGA TRIBUTÁRIA INDIRETA DA CBS.

As alíquotas da CBS para 2027 serão fixadas de forma a não exceder, para cada combustível, a soma da carga tributária direta e da carga tributária indireta de referência, calculadas e reajustadas.

Para fins de cálculo da carga tributária indireta de referência da CBS será obedecida a seguinte metodologia:

1) o montante da carga tributária indireta apurado para o ano de 2025 será dividido pelo volume do respectivo combustível consumido no País em 2025, de modo a resultar no valor da carga tributária por unidade de medida;

2) os valores apurados serão reajustados pela variação do IPCA de janeiro de 2026 a julho de 2026; e

3) o valor resultante será atualizado a preços de 2027.

? IBS:

As alíquotas do IBS serão fixadas de forma a não exceder, para cada combustível, os seguintes percentuais da soma da carga tributária direta e da carga tributária indireta de referência calculadas e reajustadas nos termos deste Capítulo:

1) 10% (dez por cento), em 2029;

2) 20% (vinte por cento), em 2030;

3) 30% (trinta por cento), em 2031;

4) 40% (quarenta por cento), em 2032;

5) 100% (cem por cento), a partir de 2033;

A Receita Federal e o CGIBS farão uma revisão técnica dos procedimentos de cálculo antes da divulgação oficial em 01/01/2027.

Fonte: Legisweb Consultoria (Retirado do Meu Site Contábil)


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Controlcon Contabilidade

Controlcon Contabilidade

Controlcon Contabilidade

Controlcon Contabilidade

WhatsApp